segunda-feira, 17 de junho de 2019


  POETAS MEDIEVAIS

                                       
 JOÃO GARCIA DE GUILHADE



                                  A bõa dona por que eu trobava,
                                  e que nom dava nulha rem por mi,
                                   pero s´ela de mi rem nom pagava,
                                  sofrendo coita sempre a servi,
                                  e ora já por ela ´insandeci,
                                  e dá por mi bem quanto x´ante dava.

                                  E pero x´ela com bom prez estava
                                  e com |tam| bom parecer, qual lh´eu vi,
                                  e lhi sempre com meu trobar pesava,
                                  trobei eu tant´e a servi
                                  que já por ela lum´e sem perdi;
                                  e anda -x´ela por qual x´ant´andava:

                                  por de bom prez; e muito se preçava,
                                  e dereit´é de sempr´andar assi;
                                  ca, se lh´alguém na mia coita falava,
                                  sol nom oía, nem tornava i;
                                  pero, por coita grande que sofri,
                                  oimais hei dela quant´haver cuidava:

                                  sandec´e morte, que busquei sempr´i,
                                  e seu amor me deu quant´eu buscava!



            Foram-lhe reconhecidos méritos na mestria poética, sendo que algumas
 das suas produções denotam uma acento brejeiro.
                             

 


2 comentários :

  1. Este é o terceiro blogue que visito e não consigo comentar.
    Agora, nem sei o que fiz, e lá ficou a minha saudação!
    Bela cantiga escolheste!Bem hajas.
    Às vezes, o Amor não é correspondido!
    Um beijinho
    Mana

    ResponderEliminar