terça-feira, 27 de junho de 2017

POETAS DE PARABÉNS

ANTÓNIO FEIJÓ






Soneto de amor da hora triste


Quando eu morrer - e hei-de morrer primeiro
Do que tu - não deixes fechar-me os olhos
Meu Amor. Continua a espelhar-te nos meus olhos
E ver-te-ás de corpo inteiro

Como quando sorrias no meu colo.
E, ao veres que tenho toda a tua imagem
Dentro de mim, se, então, tiveres coragem,
Fecha-me os olhos com um beijo.Eu, Marco Pólo,

Farei a nebulosa travessia
E o rastro da minha barca
Segui-lo-ás em pensamento. Abarca

Nele o mar inteiro, o porto, a ria...
E, se me vires chegar ao cais dos céus,
Ver-me-ás, debruçado sobre as ondas, para dizer-te adeus.





          António Feijó viu a luz do dia em 1 de junho de 1859





1 comentário :

  1. Olá, J.
    Mais um belo soneto de um diplomata que morre de amor. E morre porque, ao contrário do que escreve na 1º quadra, a sua bela esposa morre antes dele.
    Denota-se, ao longo de todo o soneto, o Amor que lhe dedicava, pelo que não resistiu à sua perda.
    O soneto é lindíssimo, pleno de romantismo e é mais um exemplo da sua escrita que incidia sobre Amor e Morte.
    Obrigada pela divulgação.
    Um beijinho
    Mana

    ResponderEliminar