sexta-feira, 13 de março de 2020

POETAS MEDIEVAIS

BERNAL DE BONAVAL


A Bonaval quer`eu, mia senhor,ir
e des quand`eu ora de vós partir
os meus olhos nom dormirám.

Ir- m`-ei, pero m`é grave de fazer,
e des quand`eu ora de vós tolher
 os meus olhos nom dormirám.

Todavia bem será de provar
de m`ir; mais des quand`eu de vós quitar
os meus olhos nom dormirám.





 Natural da Galiza,  Bernal associou ao seu nome o nome da terra de onde era oriundo, nas proximidades 
 de Santiago de Compostela.
 Notabilizou-se como segrel, tendo frequentado os círculos trovadorescos de Afonso X, no século XIII.


12 comentários :

  1. Nunca tinha ouvido falar deste poeta medieval.
    Obrigado pela partilha.
    Um bom fim de semana, caro Juvenal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela visita e comentário.
      Bom fim de semana,
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  2. Boa tarde de muita paz, Juvenal!
    Que Deus proteja Portugal do Vírus malvado!
    Olhos abertos para o Amor sempre.
    Não conhecia o autor.
    Tenha dias muito felizes e abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelos votos que formula.
      Realmente o Covid 19 tem vindo a parar, gradualmente, Portugal. O foco infecioso continua em expansão, mas, até ao momento, ainda se não registaram vítimas mortais.
      Abraço de grande e fraterna amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  3. Bom dia:- Perdi algum tempo até conseguir ler mas valeu a pena. É sempre bom ler poemas de eleição como o presente.
    .
    Deixando cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua visita e pelo seu interesse.
      Saudações poéticas,
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  4. Boa tarde Juvenal,
    Eu também nunca havia lido um poema medieval.

    Vi no blog da Lourdes o seu desejo de participar da BC que acontece a cada 15 dias, vai lá deixe sua participação, é legal , é prazeroso essa troca de figurinhas.

    Saudaçoes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu interesse.
      Já dei o meu contributo para a iniciativa da Lourdes.
      Saudações poéticas,
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Sim, a poesia foi evoluindo através dos tempos e é sempre interessante ter alguma noção de como as coisas se processavam nos primeiros tempos.
      Saudações poéticas,
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  6. Hola poeta bienvenido a recomenzar
    Me gusta mucho lo que escribes
    un abrazo grande desde Miami

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me honrado com as suas palavras, que agradeço.
      Abraços poéticos,
      Juvenal Nunes

      Eliminar