segunda-feira, 13 de julho de 2020

POEMAS POR TEMAS



Mais Beijos




Devagar…

outro beijo… ou ainda…
O teu olhar, misterioso e lento,
veio desgrenhar
a cálida tempestade
que me desvaira o pensamento!

Mais beijos!…

Deixa que eu, endoidecida,
incendeie a tua boca
e domine a tua vida!

Sim, amor..

deixa que se alongue mais
este momento breve!…
— que o meu desejo subindo
solte a rubra asa
e nos leve!

Judith Teixeira




Tema: Amor

A temática da obra de Judith Teixeira fez dela uma escritora maldita e proscrita, na sua época.
Em 1923 envolveram-na na polémica "Literatura de Sodoma"
e o seu livro Decadência foi apreendido.
Aqui fica uma vénia ao seu talento artístico.


23 comentários :

  1. Bel poema, il video è stupendo.
    Buon inizio settimana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita e gentileza de comentário.
    Abraço poético.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  3. "deixa que se alongue mais
    este momento breve!…
    — que o meu desejo subindo
    solte a rubra asa
    e nos leve!"
    Fico rendida ao poema de Judith Teixeira. Não admira que o livro tenha sido apreendido por quem nada entendia de paixões...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo consigo. As paixões não podem ser vigiadas e a livre expressão dos desejos só aos amantes diz respeito.
      Saudações poéticas.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  4. "" Dominar a tua vida ""

    Não, isso não, lol
    .
    Tenha uma semana feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as interpretações são livres, mas em função do que destaca, parece-me que o amor cria uma certa forma de dependência.
      Cumprimentos poéticos.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  5. O Amor é lindo! Amei...Obrigada pela partilha. 🌼
    ~~
    A Linha da Vida

    Beijo e uma excelente Semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida e é ele que alavanca a vida.
      Abraço poético.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  6. Muchas gracias por traer a Judith a mi conocimiento. Gran poema...

    ResponderEliminar
  7. É uma grande poetisa que se encontra ligada ao Modernismo português.
    Abraço poético.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  8. JN

    Também gosto muito da obra dela, embora saiba das complicaçoes que lhe fizeram na época.
    Deixo aqui um poema dela que também gosto muito.
    obrigada, por partilhar esta grande Poeta, um pouco esquecida de todos.
    beijinhos
    :)

    Podes ter os amores que quiseres

    Podes dizer que me não amas,
    sim, podes dizê-lo,
    e o mundo acreditar,
    porque só eu saberei
    que mentes!

    Eu estou na tua alma
    como a flama
    que devora sob a cinza
    as brasas dormentes...

    Não creias no remorso
    - o remorso não existe!
    O que tu sentes
    e o que em ti subsiste,
    são o rubor da minha ternura
    e a chama do meu amor
    que em ti
    nunca foram ausentes!...

    Não julgues, não, que me esqueceste,
    porque mentes a ti mesmo
    se o disseres…
    Podes ter os amores que quiseres,
    que o teu amor por mim,
    como uma dor latente e compungida,
    há-de acompanhar sempre
    a tua e a minha vida!

    Autor : Judith Teixeira
    in 'Fevereiro - Sol Posto'

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo as palavras do seu comentário e agradeço a partilha do poema apresentado.
    Saudações poéticas.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  10. Gente à frente do seu tempo!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  11. Uma observação bastante assertiva.
    Abraço poético.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  12. Dar asas às palavras,
    suas e de outras vozes,
    é algo que prestigia
    e honra a Poesia...

    Parabéns, Juvenal!

    Um abraço meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito grato e honrado pela sua visita e pelas suas palavras.
      Enorme abraço.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  13. Na época, poemas destes eram um atrevimento.
    Mas foram estes e também outros poemas de outros poetas que foram ajudando na construção do que viria a ser a revolução dos cravos.
    Bom fim de semana, caro Juvenal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que a sociedade da época se sentia ofendida na sua moral.
      Grato pela sua visita e comentário.
      Saudações poéticas.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  14. A arte sempre incomodou e incomoda ainda os insensíveis.

    Agradeço a sua visita ao meu blog.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os seres humanos são livres de se assumirem e cultivarem os seus afetos de acordo com os sentimentos mais íntimos.
      Volte sempre.
      Saudações poéticas.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  15. Boa tarde de paz, Juvenal!
    Beijos e mais beijos numa busca sensível da intensidade que existe acentuadamente nos seres Enamorados.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  16. Os beijos são um dos condimentos do amor.
    Fraterno abraço poético.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  17. Mais um universo poético, que é um prazer imenso descobrir por aqui... quando talento, terá passado despercebido nesta época, no nosso país... com todos estes autores cujas obras foram silenciadas...
    Mais uma publicação de excelência, Juvenal! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar