quinta-feira, 11 de julho de 2024

 POETAS DE PARABÉNS

TOMÁS DE FIGUEIREDO





Sonetos da Casa Amarela

Fumar, fumar! A tanto me resumo
A fumar e a fumar o tempo arrasto.
Que longe o mundo está, o mundo vasto!
Fumar, fumar! O meu bordão é fumo.

Ir para o Norte ou Sul? Perdi o rumo.
De tanto já sofrer me sinto gasto.
Dum fogo inapagável sou o pasto,
Sem que me mate, nele me consumo.

A tudo quanto sou eu digo adeus.
Adeus à Fé, à Esperança! Ao próprio Deus?
Se houvesse um Deus consentiria nisto?!

Ou será que o seu querer impenetrado,
para cumprir-se o nunca revelado,
me entregou maior cruz do que a de Cristo?

 

Tomáz de Figueiredo







        Tomás Xavier de Azevedo Cardoso de Figueiredo é o nome completo de um escritor 
  português nascido em Braga,  em 6 de julho de 1902 e falecido em Lisboa,  em 29 de abril     de 1970.
        Exímio cultor da Língua Portuguesa trabalhou-a com maestria de forma multifacetada no domínio da prosa e da poesia.
        Formou-se em Direito na Universidade de Lisboa, mas a sua verdadeira vocação foi sempre a escrita.
        O valor literário da sua obra foi largamente reconhecido pela atribuição de diversos prémios.

45 comentários :

  1. Olá, não conhecia esse poeta.
    Muito boa a poesia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e reconhecimento pela qualidade artísitica do autor.
      Seja sempre bem vindo.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  2. Un orgullo para Portugal, Europa y para la literatura en general.
    El poema que nos dejas de él es potente y puro.
    Abrazos
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a sua presença e o comentário encomiástico.
      Bom fim de semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  3. Creo que acertaste en la elección de la música por ir muy en concordancia con la poesía.

    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um gosto recebê-lo.
      Agradeço, também, o comentário de apreciação.
      Volte sempre.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  4. El poema me ha gustado mucho. Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a sua presença e o comentário de apreço.
      Bom fim de semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  5. Me gusto el poema y conocer al poeta. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico satisfeito com a divulgação feita e com o comentário de positiva apreciação.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  6. Já soube o que era o prazer de fumar.
    Hoje o fumo faz-me impressão.
    Até ao ar livre.
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bom ter-se libertado desse mau hábito.
      A sua saúde agradece-lhe.
      Bom fim de semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  7. Realmente um poema com bela mestria de palavras.
    Grata por nos trazer um poeta que não conhecia.

    Bom fim-de-semana! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apraz-me divulgar os melhores.
      Tomás de Figueiredo era um cultor irreprensível da Língua Portuguesa.
      Seja sempre bem vinda.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  8. Não conheço...
    Fumante, irreverente e herético esteve bem longe dos circuitos académicos.
    O soneto está formalmente impecável.
    Bom fim de semana, Juvenal. Um abraço
    Majo Dutra
    ********

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sempre a tempo de aprofundat os seus conhecimentos sobre o autor, o que vale bem a pena.
      Bom fim de semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  9. Juvenal:
    perder el rumbo es muy fácil pero volverlo a encontrar, eso es más difícil.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida de cada um não se compadece com desorientações.
      Devemos estar atentos para seguir o rumo certo.
      Continuação de bom fim de semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  10. Muito obrigado pelo poema - interessante e original. Obrigado por apresentar um poeta que eu não conhecia, até porque vou visitar Braga em breve. Atenciosamente, tenha um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A visita à cidade de Braga poderá colocá-la mais perto do universo de Tomás de Figueiredo.
      Espero que tenha uma boa estadia e qua a visita seja proveitosa.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Fico grato com a sua visita e com o reconhecimento da qualidade do autor.
      Seja sempre bem vindo.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  12. Mais um poeta a que nem o npme conhecia.
    bom fim de semana, Juvenal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apraz-me saber que o Palavras Aladas contribui para a divulgação da boa poesia portugesa.
      Seja sempre bem vinda.
      Continuação de bom fim de semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  13. Boa noite. Grata pela partilha, não conhecia o poeta e senti a sua força poética nesta sua bela escolha. Abraços. Norma
    https://pensandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva/uma-imagem-140-caracteres-69/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um gosto saber que dei a conhecer um poeta de altíssima qualidade.
      Volte sempre.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  14. Juvenal, querido amigo bello y original el poema, no conocia a su autor.
    Gracias por compartilo
    Cariños y besos, te deseo un fin de semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua visita e comentário de positiva apreciação.
      Continuação de bom fim de semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  15. Um lindo poema de um poeta para mim desconhecido
    Apreciei a sua escolha amigo Juvenal
    Um bom domingo para você
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e comentário de apreço.
      É importante a obra de Tomás de Figueiredo que mereceu a honra de ser reeditado pela Imprensa Nacional.
      Votos de uma semana muito feliz.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  16. Querido amigo, te deseo de todo corazón un feliz inicio de semana.
    Cariños y besos
    Noemí

    ResponderEliminar
  17. Obrigado pela gentil presença.
    Espero que a sua semana decorra pelo melhor.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  18. Mais um poeta que nunca li. Obrigada por o publicar aqui com este poema tão cheio de motivos de reflexão.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigado pela interessada presença e pelo comentário de reconhecimento.
      Desejo que usufrua de uma boa semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  19. Foi um prazer conhecer o poeta aqui no blog, um belo poema, Juvenal abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou satisfeito com a divulgação feita, com a sua visita e a positiva apreciação.
      Boa semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  20. Grazie a questo post ho conosciuto ed apprezzato un poeta, la cui poesia ha attraversato bouna parte del Novecento ed è tuttora attuale.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário que denota o reconhecimento pela qualidade do autor.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  21. Graças por me dar a conhecer Tomás Figueiredo e por me fazer rejuvenescer durante uns minutos co uma das mais conhecidas composições dos Deep Purple.

    Abraço, boa semana .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a visita. É bom saber que apreciou a divulgação feita do autor em apreço, bem como a globalidade da publicação.
      Continuação de boa semana.
      Abraço de amizade.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
  22. Que poema maravilhoso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sua simpática presença e elogioso comentário.
      Espero que continue a ter uma boa semana.
      Abraço de amizade.
      JUvenal Nunes

      Eliminar
  23. Fico grato com a sua visita e com o comentário expresso.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  24. Foi-me diagnosticado o vírus do herpes no ano de 2010, pelo que a minha vida ficou devastada, já não faço ideia do que poderia fazer da minha vida até que me deparei com uma velha amiga minha, a Tiffany, com quem estudámos juntos nessa altura na faculdade, era afro-americana. expliquem-lhe o meu atual estado de saúde, ela riu-se e disse que não é um problema porque conhece um fitoterapeuta tradicional africano que me vai curar completamente com um fitoterápico. deu o endereço de e-mail do fitoterapeuta drjekawo@gmail.com O Dr Jekawo respondeu ao meu e-mail e eu fiquei muito feliz e ele explicou como seria o tratamento durante 25 dias, concordei que paguei a taxa de preparação dos medicamentos à base de plantas e recebi o produto fitoterápico poucas semanas após a preparação dos medicamentos fitoterápicos, tomo o fitoterápico de acordo com as instruções devo confessar que o Dr. Jekawo é um ótimo fitoterapeuta tradicional faço um teste rápido fiquei completamente curado por isso recomendo à minha mãe que sofre de demência e ao meu marido que sofre cancro da próstata também foi curado pelo Dr. Jekawo. Quero utilizar esta plataforma para lhe agradecer muito e também recomendá-lo a qualquer pessoa que sofra de herpes, cancro, mioma, infecção da próstata, parkinson, gonorreia, hiv, clamídia, hpv, hepatite, feitiço de amor para trazer o seu ex ou o seu amante amo-o mais, e tantas doenças que o Dr. Jekawo pode curar com o seu conhecimento ancestral das ervas estão para além da minha imaginação.

    ResponderEliminar