domingo, 21 de fevereiro de 2016



  Dia Internacional da Língua Materna



                      O dia 21 de fevereiro assinala a comemoração do Dia Internacional da Língua Materna.
O «Palavras Aladas» não quer ficar indiferente a esta data. É pelas palavras que comunicamos, quer na sua vertente oral quer escrita.
Urge, pois, explicar, que a criação desta comemoração se prende com um acontecimento de resultados trágicos ocorrido no Paquistão, na década de 50 do séc. XX. O general paquistanês Muhammad Ali Jinnah tornou público que o idioma Urdu seria a única língua oficial para todo o território do seu país. Tal declaração revoltou os estudantes do Paquistão leste, atual Bangladesh, cuja língua materna, o Bengali, possui um número de falantes nativos da ordem dos 193 milhões. A polícia carregou sobre os manifestantes, de que resultou um número de mortos nos estudantes que faziam a campanha em defesa da sua língua.
Em consequência destes fatos, alguns anos mais tarde, em 1999, a 30ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO instituiu a efeméride a que me reporto. Sumariamente os seus objetivos são promover o multilinguismo e favorecer a reflexão sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.

Como falante nativo da língua portuguesa aqui deixo um testemunho em sua defesa.


                                                                                               Juvenal Nunes












2 comentários :

  1. Olá, J.
    Fazes muito bem em homenagear a nossa Língua, tão mal tratada, após a implementação de um Acordo Ortográfico com o qual estou em total desacordo.
    Bem hajas.
    Um beijinho
    Mana

    ResponderEliminar
  2. A Língua Portuguesa é uma das mais faladas do mundo pelo que convém que a mantenhamos viva e depurada.
    Abraço fraterno.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar